A Especialização em Políticas Educacionais e Inovação

Perguntas Frequentes – FAQ

Quando e onde serão as aulas?

As aulas vão ocorrer na nova sede da EIPP, no campus da Fundaj no Derby (R. Henrique Dias, 609). De março a julho as aulas serão segundas e terças (de 19:30 às 22:30) e em alguns sábados (de 7h às 18h). De agosto a dezembro as aulas serão apenas segundas, terças e quartas, de 19:30 às 22:30.

Formo apenas no fim de 2017. Posso me inscrever? Em caso positivo, que documentos devo anexar?

É preciso ser graduado para se matricular na especialização, em fevereiro de 2018. Por conta disso, se você se forma no fim desse semestre, anexe um documento com uma previsão de formatura. Será um prazer ter você conosco. No período de matrícula, em caso de aprovação, será necessário apresentar um comprovante de conclusão da graduação.

Não tenho vínculo empregatício no momento. E agora?

O vínculo empregatício não é uma obrigatoriedade. Você pode se inscrever e participar do processo seletivo mesmo assim.

Posso concorrer mesmo não sendo funcionário público?

Sem dúvida! A Especialização é aberta a qualquer graduado, de qualquer área.

Tenho dúvidas que ainda não foram respondidas nesse FAQ. A quem pergunto?

Mande um email para cac.lato@fundaj.gov.br e será um prazer lhe ajudar.

Inovação como protagonista

A Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) é um espaço que reúne ideias e visões de diferentes atores sociais visando a construção de soluções para problemas públicos. Um dos nossos caminhos de atuação, a área de ensino, oferece uma formação de excelência internacional, pautada pelas demandas da sociedade.

A EIPP se propõe a ser um espaço para experimentar: o “aprender a fazer” é fazendo, vivenciando, testando e colocando em prática o que é informado pela teoria. Com base nessa diretriz, apresentamos a Especialização em Políticas Educacionais e Inovação, uma aposta inovadora que reúne o que há de melhor em corpo docente, estrutura física e planejamento didático-pedagógico. Faça aqui download do edital de inscrição da Especialização em Políticas Educacionais e Inovação.

Uma especialização com impacto social

A Especialização em Políticas Educacionais e Inovação, oferecida gratuitamente pela EIPP, nasce com uma metodologia inovadora que foge do formato tradicional de aulas como palestras: parte-se para um modelo que inverte a sala de aula, colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, as práticas pedagógicas adotadas fundamentam-se no aprendizado baseado em problemas/projetos (Problem Based Learning). Nossas salas de aula contam com intenso uso de tecnologia e configurações espaciais alternativas, modelo inspirado em experimentos de Yale, MIT, Harvard e Stanford, algumas das melhores universidades do mundo.

Além disso, a própria concepção das disciplinas seguiu uma sintonia fina, que organiza os conteúdos de cada uma das aulas em relação ao desenvolvimento do Projeto de Intervenção em Política Pública de Educação (PIPPE), uma das inovações da Especialização. Esse projeto é desenvolvido através da Disciplina Integradora, que perpassa do primeiro ao último dia de aula, criando um ambiente que reforça o sentido prático de todos os demais elementos do curso. É neste ambiente que o Projeto de Intervenção é costurado e vira realidade, passando por quatro fases consecutivas: diagnóstico, desenho, implementação e avaliação. Os discentes também contam com o apoio e supervisão da equipe pedagógica, que monitora e auxilia o desenvolvimento dos projetos. As demais disciplinas estão divididas em três outros eixos temáticos: Educação, Complementares e Método.

Incubadora de projetos

Com previsão de início em março de 2018 e carga horária total de 366 horas/aulas, a especialização em Políticas Educacionais e Inovação tem duração aproximada de 10 meses. As atividades serão estruturadas em quatro etapas: diagnóstico, desenho, intervenção e avaliação, e conclusão.

A Metodologia

Um de nossos pressupostos metodológicos é o conceito de “aprendizagem na ação”, isto é, “aprender a fazer” fazendo. Com base em uma estratégia participativa que envolve estudantes, professores e equipe pedagógica, a Especialização adota a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas: os alunos terão a oportunidade de construir um Projeto de Intervenção em Política Pública de Educação e de participar de sua implementação nos municípios, relacionando-se com prefeituras por meio do intermédio da EIPP.

DOCENTES

Alexandrina Soares

Alexandrina Sobreira

Doutora em Ciências Jurídicas (University of Winsconsin-Madison) e professora da UFPE
Daniel Vargas

Daniel Vargas

Doutor em Direito (Harvard University) e professor da FGV Direito Rio
Felipe Oriá

Felipe Oriá

Mestre em Políticas Públicas (Harvard University) e Diretor da EIPP/Fundaj
Isabel Raposo

Isabel Raposo

Doutora em Economia (Tulane University) e Pesquisadora da Fundaj
Jairo Nicolau

Jairo Nicolau

Doutor em Ciência Política (IUPERJ), Pós-doutor pela Oxford University e Professor Titular da UFRJ
Joaquim Falcão

Joaquim Falcão

Doutor em Educação (University of Génève) e Mestre em Direito (Harvard Law School)
José Frederico Lyra Netto

José Frederico Lyra Netto

Mestre em Políticas Públicas (Harvard University) e co-fundador da Vetor Brasil
José Moulin Netto

José Moulin Netto

MBA na Wharton Schol (University of Pennsylvania) e Presidente da Fundação João Goulart
luiz otávio

Luiz Otávio de Melo Cavalcanti

Presidente da Fundação Joaquim Nabuco e Ex-Secretário de Planejamento de Pernambuco
Manuel Palacios

Manuel Palácios

Doutor em Sociologia (IUPERJ) e ex-Secretário de Educação Básica do MEC
Paulo Roberto Figueira Leal

Paulo Roberto Figueira Leal

Doutor em Ciência Política (IUPERJ) e professor do Mestrado em Comunicação (UFJF)
Vinicius Werneck

Vinicius Werneck

Doutor em Ciência Política (IESP/UERJ) e Pesq. Fulbright (Harvard University - 2014/2015)